sábado, 5 de novembro de 2011

O exorcista - William Peter Blatty

Título Original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Tradução: Milton Persson
6ª Edição 
321 páginas 
Editora Nova Fronteira

O Exorcista foi lançado em 1971, e com certeza foi o melhor livro que eu já li. Este livro também foi achado na padaria em que meu pai trabalha. E pode ter certeza, foi a melhor coisa que meu pai já encontrou pra mim. Até porque, encontrar este livro em uma livraria é quase impossível, no máximo em um sebo.

A história se passa em sua grande parte na casa da atriz Chris Mcneil, e começa com acontecimentos estranhos na casa de Chris. Regan, a doce filha de Chris, começa a ter um comportamento estranho, muito agressivo. Assim, Chris começa a levar Regan a vários médicos, mas mesmo depois de vários exames, os médicos nada descobrem sobre o problema de Regan. A menina começa a piorar e coisas sobrenaturais começam a acontecer: a voz da menina muda, as feições ficam grotescas e os móveis começam a se mover pelo quarto sem que ninguém os toque.

Mesmo sem seguir uma religião, Chris procura um padre, e nesse momento surge o Padre Karras, que também é psiquiatra e se culpa pela morte da mãe. Não acreditando no endemoninhamento da menina, Karras passa a investigar, como médico, os sintomas, mas diante das provas, ele recorre ao exorcismo, que por sua inexperiencia, não tem resultado. Neste momento entra em cena o Padre Merrin, que já tem um ligação com o demônio em Regan.

O Exorcista é um livro pequeno, eu o li compulsivamente. E embora eu já tivesse assistido o filme, eu não lembrava muito bem dele. Então no momento em que li o livro, foi como se eu não conhecesse a história, o que foi muito bom, pois a tensão ao ler as páginas era ainda melhor.

  • Título original: The Exorcist 
  • Lançamento: 1973 (EUA) 
  • Direção: William Friedkin 
  • Atores: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Jason Miller, Linda Blair, Lee J. Cobb, Kitty Winn. 
  • Duração: 123 min 
  • Gênero: Terror

O Exorcista, o filme, foi lançado em 1973 e foi produzido pelo próprio Willian Peter Blatty.

O filme é bem fiel ao livro, mas como todo filme adaptado, sempre tem algumas coisas que são cortadas do livro. Então se você já viu o filme, saiba que no livro tem mais algumas coisas que não tem no filme.

Os efeitos especiais são incríveis, comparados aos de hoje, dou dez aos do Exorcista. Regan fica totalmente diferente quando está possuída. As vozes de Regan são assustadoras, a maquiagem é genial. A trilha sonora é muita boa, e te leva a este clima de medo do início ao fim. a tensão no curso do livro, é de fazer você ter medo de qualquer movimento ao seu redor. Sem sombras de dúvida é o melhor livro e filme que eu já tive a oportunidade de ler e assistir.

O Exorcista ainda é o único filme de terror que concorreu ao Oscar de melhor filme, tendo levado 10 indicações. Ele ganho as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Som.

Cena de O Exorcista. filme da Warner Bros.

2 comentários:

  1. Corajosa vc ao ler esse livro, tenho pavor desse tema apesar de curtir muito suspense, horror e terror, parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  2. Se você souber, poderia me explicar, porque tem tantas versões o livro?

    ResponderExcluir