domingo, 30 de junho de 2013

Evento Literário: 2ª Turnê Intrínseca

Vim hoje pra dividir com vocês tudo que fiz nesse sábado incrível.
A 2ª Turnê da Intrínseca foi na Maravilhosa Livraria Cultura, e vou apresentá-las pra vocês.

Eu conheci essa livraria no dia 01/04/2013 (não, não é mentira). Eu comprei meu Kobo e pedi pra entregarem na loja (tentando economizar no frete, quem não?). Fui na hora do almoço do meu trabalho, e o que aconteceu??? Eu fiquei tão maravilhada que perdi a hora do almoço.


A Livraria foi inaugurada em 17/12/2012, com quatro andares e 3.200 metros quadrados, ela ocupa o espaço do antigo Cine Vitória, na Cinelândia, que estava desativado há 20 anos. A loja preserva o estilo Arte Déco do prédio e sua reforma exigiu uma inovação na comunicação visual da rede, com todos os espaços e seções interligados. O projeto arquitetônico assinado por Fernando Brandão interliga os quatro andares com uma rampa espiralada e rodeada por livros.



A livraria é incrível, tem espaço pra todo momento. O térreo é só para os livros, o 2º andar é para os CD's, DVD's e Vinis (Isso mesmo, VINIL. Tem poucos, mas tem) e o 3º andar é para os jogos (Geek.etc.br), com um café super charmoso e alguns presentinhos. - o ambiente é mais que uma loja, reunindo também uma programação de eventos culturais gratuitos, com pocket shows, atividades infantis, sessões de autógrafos, palestras, debates, entre outros.


O espaço Kobo é uma maravilha - fica no 2º andar. Vocês podem conhecer todas as versões do Kobo e escolher a que for melhor pra vocês. Também pode comprar acessórios pra ele.

Outra coisa que adorei, foram esses quadros espalhados pelas estantes da livraria (1º andar), nele os funcionários escrevem passagens dos livros e eles se movimentam como uma porta de estante. É simplesmente lindo.


O espaço infantil - no 1º andar - é lindo. As crianças podem se sentar nos tapetes. Podem brincar dentro desse dinossauro. Tem almofadas em formato de frutas. E tem pessoas que leem as historinhas, então é um lugar que qualquer criança iria amar. Eu amei e quase me senti uma criança novamente.

Natália, Camila, Stephanie e Agatha

E essa tarde não poderia ter sido melhor sem as minhas queridas amigas do Skoob e do Livro Viajante. Eu as conheci, pessoalmente, nesse dia e já posso dizer que são minhas grandes amigas. Nos divertimos muito e não podia ser diferente. Imaginem 4 loucas por leitura dentro de uma livraria. Mas não compramos nenhum livro, é sério gente, mas confesso que queria comprar um monte. A Livraria é tão linda que pra mim virou ponto turístico. Quando meus amigos veem ao RJ, eu já vou falando "Vamos tirar um dia pra ir no Cine Vitória". 

Vamos ao que vocês vieram ver, afinal é isso que diz o título. A turnê aconteceu no Teatro Eva Herz. Como assim? Eu não disse que tinha um Teatro? Mas tem!! O Teatro fica no Subsolo da Livraria, embaixo da sessão infantil.


Depois de ficar uma hora em pé na fila para pegar a senha do evento, enfrentar uma fila para pegar o melhor lugar no Teatro, começou o evento da Intrínseca. Inicialmente a apresentadora falou do pessoal que trabalha na Intrínseca - até passou um vídeo do pessoal apresentando o seu livro favorito - falou dos outros eventos que ocorreram em outros estados e começou a falar da Intrínseca.

Mesa para o sorteio

Lembram que eu disse que recebi uma senha? Então foi para o sorteio dessa mesa maravilhosa. Mas ganhei alguma coisa? NÃO. Torci mais não ganhei nada no sorteio. Realmente o nº 55 não é meu número da sorte. 


A Turnê foi apresentada pela Diretora de Vendas, ela sabe tudo dos livros. E nem preciso dizer que depois que ela falou dos livros, minha lista de desejados aumentou uns 20 livros. Ela fala com conhecimento e transmite muito bem o que achou dos livros. Vou falar só de alguns.


Quando ela falou de Extraordinário eu coloquei ele na minha tag Desejados Desesperadamente. Gente ela falava e meus olhos enchiam de água, no fim eu já estava chorando. A história parece ser linda mesmo e muito tocante. Ela contou que R.J. Palacio escreveu esse livro porque um dia ela estava com o filho numa lanchonete e o filho abriu o berreiro quando uma criança com deformidade no rosto entrou na lanchonete. Então o livro é para mostrar as pessoas como lidar com o preconceito (mesmo sem querer) com pessoas com deformidades.


Vovó vigarista foi outro que eu quis na hora que ela apresentou o vídeo do autor, David Walliams, lendo o livro. O livro é infantil, mas é bem engraçado. E o autor lendo o livro é mais engraçado ainda. Clique aqui para ver o vídeo.


Eu como adoro uma biografia, fiquei apaixonada pelo livro Vida após a morte de Damien Echols. Aos 18 anos Damien foi culpado pelo assassinato de três garotos de oito anos. Após um julgamento manipulado, ele foi condenado ao Corredor da Morte. Damien conta sua história na prisão até ser libertado em 2011 depois de muitos artistas se empenharam para ajudar na sua soltura e de seus dois amigos que também foram acusados do mesmo crime. Nem preciso dizer que saí de lá querendo esse livro desesperadamente (e a lista aumenta)

Rick Riordan não virá ao Brasil tão cedo, tristeza pra muitas pessoas. Ele colocou em seu twitter: "Desculpem, mas esse ano não poderei ir ao (insira o nome de seu país aqui)". Não é que a Intrínseca não tente, o homem realmente tem uma agenda super lotada - a gente nem sabe o porquê. Trazer o Rick ao Brasil só alugando o Maracanã e cobrando ingresso. Bem difícil. 

Eu ainda não li nada do Rick, mas é claro que quero ler. Falta-me tempo - pra quem não falta? - Mas mesmo assim vou falar das novidades do Rick. Tem um livro que reúne Carter Kane e Percy Jackson, mas apenas em e-book: O Filho de Sobek.


O 4º livro da Série Olimpo (The House of Hades) vai ter lançamento simultâneo. Então não vamos precisar esperar meses pela tradução e revisão do livro. Intrínseca virando minha editora favorita em 3...2...1...


O Mar de Monstros ganha um filme - torcendo pra ser melhor que Ladrão de Raios - e também o Graphic Novel.


Feita de Fumaça e Osso já tem sua continuação (Days of Blood e Starligth) com lançamento previsto para os próximos meses. E mais uma vez a capa é surpreendente. Adoro essas capas, comprei o 1º pela capa (quem nunca fez isso?).


Neil Gaiman não estará na bienal. Mesmo as pessoas perguntando inúmeras vezes, não a resposta não mudou. O autor de O Oceano no Fim do Caminho não estará na bienal e eu não terei meu futuro livro (claro que vou comprá-lo) autografado.


Matthew Quick também está de volta. O autor de O lado bom da vida laça mais um livro Forgive me, Leonard Peacock (título provisório). E ele estará na bienal. Vou correr e pegar meu livro de volta pra poder entrar na fila do autógrafo.


Como se já não bastasse eu desejar desesperadamente A culpa é das estrelas e O teorema de Katherine. A Intrínseca lança mais um livro do John Green, Paper Towns. Ele foi escrito antes dos outro dois, mas só será lançado agora no Brasil.


Tem muitos mais lançamentos, mas vou parar por aqui. E eles disseram que vai ter promoções na bienal. Quero só ver, porque depois de aumentar a minha lista de desejados, espero poder comprar a maioria deles na bienal.

Vocês devem estar se perguntando, mas não ganhou nada nesse evento? Nem um marcadozinho? Sim, ganhamos. E como era o último dia da turnê, ainda ganhamos EXCLUSIVO para o Rio de Janeiro: Cupcakes personalizados com as capas dos livros da Intrínseca, e além de lindo, estava uma delícia. Todo mundo ganhou eco bags recheadas de mimos da editora (mas nenhuma de nós ganhou no sorteio, tudo azarada).


Gostaram do evento?

4 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Vcs tem que me levar na Cultura. A Agatha já tinha me falado isso ontem!!! Por favor, me levem lááááá (mas espera o próximo mês, hum, pera, vou estar dura, muitos eventos, então em setembro, hummm, vou estar mais dura ainda, Bienal, ahuahuhauhahua. Sobrou outubro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaaro, vamos sim. Mas agora só no mês das crianças, quem sabe a gente não se acaba na seção infantil. kkkkkkkk
      Mas temos que ir sim. A livraria é incrível

      Excluir
  2. Não pude ir dessa vez no evento, mas na livraria Cultura já fui e adoro lá.
    Gostei da postagem
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo.
      A livraria é muito linda, né. Tem que virar ponto Turístico.
      Agora, sempre quando dá, eu dou uma passadinha lá. Mas sempre perco meu almoço. rsrs

      Bjks

      Excluir