segunda-feira, 28 de julho de 2014

Meu Kobo travou e agora?

     Eram quase 2h da madrugada e eu estava fazendo o quê? Lendo, é claro.


     São tantas preocupações, tantos problemas, tanto trabalho e tantas páginas que não consigo dormir. E eis que eu estava com meu companheiro fiel e ele simplesmente travou.


     Entrei em desespero. Ele nunca tinha feito isso. Tentei desligar, tentei apagar a luz, tentei rezar, tentei conectar no computador (e ele não era reconhecido), tentei, até, pedir educadamente (PORRAAAAAA desliga). E nada, ele simplesmente sambava na minha cara e ficava na mesma tela. (rindo da minha cara de desespero)

     E agora quem poderá me ajudar???


     GOOGLE, essa coisa linda que tem resposta pra tudo. (até como fazer coxinha de carne humana :O )

     Em total agonia digitei: "meu kobo travou, não desliga, não apaga a luz". (mas eu queria dizer: meu mundo caiu, meu kobo está morrendo, ahhhhhhh não posso viver sem ele)

     Eis que surge o site: Elias Praciano - Tutoriais do Geek, que lindo esse site, que perfeição da natureza, me apaixonei, amei, gamei. Lá ele explica bem o que se deve fazer nesses momentos, e como ressuscitar nosso amado bebê. Vou transcrever aqui para sempre guardar comigo.

Como reiniciar e resetar o Kobo Glo travado

     Qualquer aparelho pode travar, infelizmente.

    Entre as várias possíveis causas de travamento do Kobo Glo, a tentativa de leitura de arquivos danificados é uma delas.

     Embora esta situação seja rara, imagino que você tenha chegado a esta página por causa disto.

     Antes de tentar o próximo método, tente apenas conectar o seu aparelho ao computador, através do cabo USB. Isto costuma resolver o problema, de uma forma menos radical. 

   Se o método anterior não funcionou, você vai precisar de um clipe de papel para disparar o processo de reboot no Kobo Glo.

          De posse do clipe, ou outro objeto semelhante, siga os passos:
  • Localize na parte de baixo do aparelho, ao lado da entrada USB, um pequeno furo redondo;
  • Insira o clipe no furo e pressione-o delicadamente contra o fundo. Perceba que o fundo cede levemente; 
  • Mantenha-o pressionado por aproximadamente 5 segundos e o retire;
     Aguarde alguns segundos, após a retirada do clipe. O aparelho Kobo irá reiniciar em seguida.
    Esse procedimento não apaga seus livros, anotações, marcadores e Reading life. Ele só retorna a tela inicial do Kobo.

Como resetar o Kobo Glo para os padrões de fábrica

     Em casos extremos, é possível fazer um factory reset, que vai devolver o seu aparelho para o estado em que se encontrava quando saiu da fábrica.

     O reset de fábrica remove todos os seus dados e conteúdo pessoal do aparelho, o que significa que: 
  • Remove todos os seus livros da memória do aparelho — exceto os que se encontram dentro do cartão de memória microsd; 
  • Apaga os seus favoritos, suas marcações de página e anotações; 
  • Elimina as informações referentes às suas contas; 
  • Apaga as personalizações, como o Reading life e suas preferências de exibição dos textos; 
  • Devolve o seu ereader às suas configurações originais de fábrica. 

     Se você está consciente do que vai fazer, siga os passos abaixo: 
  • Desligue o aparelho; 
  • Deslize o botão de ligar para a direita e mantenha pressionado o botão de luz, ao lado, simultaneamente; 
  • A luz de indicação de que o Kobo Glo está ligado irá piscar; 
  • Solte os botões de ligar e de iluminação, quando você vir a tela de restauração. Pode demorar uns 20 segundos. 
    O aparelho não confirma o início do processo — por isto, é bom que você saiba o que está fazendo.


     Eu segui o primeiro procedimento, e no mesmo instante ele reiniciou e retornou a página inicial, não perdi nada. 

     O motivo para o travamento, desconfio que tenha sido por causa do WiFi. No momento em que ele travou eu estava tentando baixar o livro O Cortiço da minha pasta do One Drive (sempre fiz isso e nunca tinha ocorrido nada). Tentei um monte de vezes até que ele simplesmente travou. Quando tentei usar o celular, vi que a internet não estava funcionando bem, então liguei uma coisa a outra. Por pura teimosia e insistência, fiquei tentando baixar até ele não querer mais. (Sim, mereço uma surra)

     O pior de tudo é que este livro nem é pra mim, é para minha irmã que odeia ler. (isso é tudo culpa dela. hihihihi).

    Graças a Dio o meu kobo sobreviveu, está funcionando normalmente e consegui colocar O Cortiço pra leitura. (Coloquei via USB pra não passar por esse perrengue novamente)

16 comentários:

  1. aauhauauahuahuMeu kindle morreu uma vez e também fiquei no desespero. Só que o google não conseguiu me ajudar. Liguei no 0800 brasileiro e uma colombiana com um sotaque que misturava inglês do novo méxico com português de angola, me explicou como resolver; ela não desligou o telefone enquanto meu kindle voltou 'a vida. Amei! Mas é bom saber o que fazer com o kobo, afinal, ganhei de uma grande amiga, só não consegui encontrá-la e buscar! Tks!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahauaahua imaginando a cena.
      Que loucura, ainda bem que o Kobo tem esse furinho. 
      Mas agora a gente ri, ontem eu fiquei desesperada e não podia acodar ninguém. Por isso resolvi postar, a gente nunca sabe quando vai precisar. Rararsra
      Bjks

      Excluir
  2. Coxinha de carne humana, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. eu perdi uma pasta inteira e to DESESPERADA, pq era a mais importante. é como se o kobo tivesse voltado no tempo e só resgatados livros adicionados há meses. o que ta medeixando mais preocupada (e qe não encontro resposta no santo google)é que perdi todas as marcações e anotações (se fosse só o livro, era fácil colocar de volta). o mais intrigante: a tal pasta aparece qdo conecto no pc,mascom outras extensões, tanto as anotações comoos títulos, só que são extensões estranhas e leves. resumindo: meu mundo caiu e não sei como consertar :( se souber, helpme, please dinizmari@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esta porcaria de Kobo trava SEMPRE que sua carga estiver muito baixa, acabando. Simpezmente conecte na tomada e de carga total. Não precisa resetar. Quando estiver com carga total ele "volta" a funcionar! Sds.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esta porcaria de Kobo trava SEMPRE que sua carga estiver muito baixa, acabando. Simpezmente conecte na tomada e de carga total. Não precisa resetar. Quando estiver com carga total ele "volta" a funcionar! Sds.

    ResponderExcluir
  6. Eu te amo serio mesmo! já tava chorando aqui pq nem apertando no furinho de reiniciar ele voltava a vida... mas eu não tinha pensado em liga-lo ao computador (cuidado com a burra), daí foi só ligar e ele voltou. =D

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, tive que fazer o de fábrica, mas finalmente ele ressuscitou haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom. Haha
      Espero que ele não precise de outra ressuscitação.

      Excluir
  8. Simplesmente excelente. Muito obrigado. Só lamento ter perdido uma quantidade enorme de material (mas a maioria absoluta recuperarei, já que faço backup de tuuuuuudo...). Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço backup de tudo. Na verdade tudo que passo pro Kobo fica numa pasta em Nuvem para ter acesso em qualquer lugar.

      De nada. Bjs

      Excluir
  9. Complementando: infelizmente mas é verdade, não se iludam, o KOBO sequer chega aos pés do Kindle. Uma pena, mas não, não chega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Kobo só travou essa vez. Acho que foi o arquivo. Mas esse ano eu comprei o Kindle. Estou amando o Kindle, mas ainda leio no meu velho Kobo de guerra. Rrsrsrsrs

      Excluir
  10. O meu trabou, fiz todas essas indicaçoes. VOu deixar ele ligado direto para ver com a carga total ele volta. TRava na tela que indica para ligar o Kobo no computador... Já fiz isso e nada! Chorando baldes

    ResponderExcluir