terça-feira, 2 de agosto de 2016

Berinjela

Sabe um ingrediente que eu sempre odiei, é a berinjela. Não tinha jeito, era lasanha, era à milanesa, era recheada? Eu fritava um ovo e seguia a vida. Pulava a refeição e comia um biscoito, mas a bendita não entrava no meu prato. Podia ser a receita mais linda do mundo, a única coisa pra comer. Eu achava horrorosa e ficava com fome. 

Em 2015 eu resolvi mudar. Ao invés de tentar emagrecer, eu resolvi que deveria melhorar minha alimentação. Insistir nos alimentos que eu não gostava, tentar receitas novas e descobrir novos sabores. E a primeira vítima foi a Berinjela, com uma Caponata de Berinjela. Uma receita que eu vi no Programa "Fome de Quê?". Resultado: me apaixonei e comecei a procurar várias receitas de berinjela. Virei a louca da berinjela.

Em italiano: Melanzana.

Mas vamos ao que interessa, o que é que tem de bom na Berinjela:

Conteúdo por porção cozida (1 xícara / 99g)

  • Calorias: 35 (146kJ)
  • Proteínas: 0,8g 
  • Gordura Total: 0,2g
  • Gordura Saturada: 0g
  • Carboidratos: 8,6g
  • Fibras: 2,5g

Origem: A berinjela é um membro da família das solanáceas e é parenta próxima do tomate e, por esse motivo, durante muito tempo foi evitada por ser considerada venenosa. A berinjela é de origem indiana e foi introduzida na Europa pelos árabes durante a Idade Média, mas só se tornou popular na cultura mediterrânea por volta do século XV.

Benefícios: A berinjela é uma boa fonte de vitamina B6, fibras, potássio, manganês, cobre e tiamina. Entre as características específicas da berinjela, suas propriedades de limpeza e diurético estão entre os primeiros benefícios para o corpo humano. Além disso, a berinjela é considerada como um laxante suave. Ela contém diversos fitoquímicos, incluindo os fenóis antioxidantes, antocianinas e esteróis vegetais, que diminuem o colesterol no sangue. A casca contém substâncias benéficas para o fígado, pâncreas e intestino, uma vez que estimula a produção e a eliminação de bílis.
Sendo um produto vegetal que não contém glúten, a berinjela é um ótimo vegetal para ser consumido por pessoas com doença celíaca.

Como escolher: Escolha as mais brilhantes e mais lisas, com o cabo verde e com as pontas coladas na casca. Evite as que estiverem com furinhos (os furinhos são causados por bichinhos que tornam a berinjela mais farinhenta) e velhas (enrugadas), pois elas serão mais amargas.

Tipos de berinjelas mais comuns

Como conservar: Berinjelas devem ser conservada na geladeira de 4 a 5 dias. para conservação na geladeira é aconselhável que esteja inteira. Elas podem ser congeladas em fatias, desde que passem pelo processo de branqueamento.

Como consumir: A berinjela deve ser comida cozida, se crua, ela contém Solanina, uma substância toxica, também presente em batatas e tomates ainda verdes, que, se ingerida, pode provocar dores de cabeça, náuseas e vômito. A berinjela também se consumida crua, tem um sabor decididamente desagradável e amargo.
Se o gosto amargo não lhe agradar, você pode deixá-las de molho em água com sal, por pelo menos 15 minutos, antes da preparação.
Receitas aqui.
"Se um homem está noivo de uma moça que não consegue preparar pelo menos 49 receitas diferentes com Berinjela, melhor é não casar!" Livro Rota do Oriente (Ina Gracindo)

Sazonalidade

Fontes:
Livro Superalimentos - Os Alimentos mais saudáveis do Planeta - Tonia Reinhard
http://www.zipmec.com/melanzane-storia-produzione-commercio-guida-verdura.html
http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário